Apoie o DCM

Inmet emite novo alerta de calor intenso; veja as cidades mais afetadas

Termômetro em SP. Foto: Divulgação

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de calor de grande perigo, a categoria mais alta da sua escala, que se estende até esta terça-feira (30). O aviso abrange várias áreas de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Brasília, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul.

De acordo com o Inmet, as temperaturas devem ultrapassar a média histórica e representar riscos à saúde da população. O Sudeste tem enfrentado dias intensamente quentes, com destaque para São Paulo, que registrou sua temperatura mais alta desde 1961, quando começaram as medições oficiais.

Além da capital paulista, cidades do interior do estado também superaram os 40°C, com Pedro de Toledo atingindo 42°C, Miracatu 41°C e Itaóca 40°C. A previsão inicial de uma trégua no calor para segunda-feira foi atualizada, e o cenário agora aponta para uma redução do calor a partir de quarta-feira (30).

Meteorologistas afirmam que uma área de baixa pressão no Paraguai pode gerar instabilidades que afetarão as regiões mais afetadas pelo calor. A mudança trará chuvas intensas, com destaque para Florianópolis, que pode receber até 80 mm de chuva, o que pode causar transtornos.