Apoie o DCM

Inspirados nos americanos, alunos acampam em prédio da USP em apoio à Palestina

O vão do prédio da FFLCH está tomado por barracas, bandeiras palestinas e faixas em apoio ao povo árabe. Foto: Felipe Iruatã/Estadão

Cerca de 40 estudantes montaram um acampamento no vão do prédio entre os cursos de História e Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP) em apoio aos palestinos e contra os ataques de Israel na Faixa de Gaza.

A ação começou na tarde da última terça-feira (7) e foi inspirada pelos acampamentos organizados em universidades dos Estados Unidos nas últimas semanas, que protestam contra a ação militar liderada pelo primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu nos territórios palestinos.

Uma das reivindicações dos manifestantes da USP é que sejam encerrados sete convênios que a universidade mantém com instituições acadêmicas israelenses, alegando que essas organizações produzem pesquisas científicas e tecnológicas para fins militares e ataques aos palestinos.

Quando procurada, a USP informou que não iria comentar o caso. O acampamento é organizado pelo Comitê de Estudantes em Solidariedade ao Povo Palestino, que foi fundado em 2018 e reorganizado no primeiro semestre do ano passado  e o movimento conta com o apoio de sindicatos, como o Sindicato dos Metroviários, o Sindicato dos Servidores Federais e o Sindusp, além de partidos políticos que apoiam o movimento através de coletivos de juventude.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link