Erro no sistema do INSS aponta prisão e faz entregador ter benefício negado em MG

O entregador Mateus Martins Cruvinel, de 23 anos, teve o pedido de benefício por incapacidade temporária negado pelo INSS em Passos, no sul de Minas Gerais. A justificativa indicava que ele estaria preso em regime fechado, condição que ele nega. Cruvinel pediu o auxílio depois de passar por uma cirurgia de retirada de safena, em 18 de agosto, e precisar interromper o trabalho durante a recuperação. Com informações de G1.
“Na hora foi um baque enorme. A gente não tem entendimento sobre as coisas, até pensa o pior. Pensei que já poderia ter uma polícia na minha casa para me pegar, para me levar preso, sendo que eu nunca devi nada para a Justiça”, disse o entregador. Autônomo, ele afirma que ficará ao menos um mês sem renda e relata dificuldades para pagar despesas, incluindo medicamentos e contas da família.
A advogada Desirée Silveira pretende apresentar uma ação previdenciária na Justiça Federal para pedir a concessão do benefício. Ela avalia que pode ter ocorrido um erro na identificação do segurado, possivelmente por coincidência de nome. O INSS informou que o requerimento registrou a declaração de prisão em regime fechado na data da incapacidade e disse que, se houve preenchimento incorreto, o segurado pode fazer um novo pedido com as informações corretas.
