“Intelectuais públicos”: Unicamp aprova título ‘doutor honoris causa’ aos Racionais MC’s

O Conselho Universitário (Consu) da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) aprovou o título ‘doutor honoris causa’ aos membros do Racionais MC’s. A concessão da honraria era uma das propostas da “Carta Antirracista”, promovida por estudantes e professores da instituição, e a outorga do título foi aprovada nesta terça (28).
Mano Brown, Ice Blue, Edi Rock e KL Jay, integrantes do grupo, foram reconhecidos como “intelectuais públicos que dialogam com o pensamento social brasileiro”, segundo a Unicamp. O Consu destacou que “a honraria também ressalta sua atuação política no combate ao racismo e às violências sociais existentes no país, destacando a crítica social incluída em sua produção”.
A universidade discute sobre a concessão do título deste setembro deste ano e foi aprovado na sequência pelo Consu, órgão máximo de deliberação da instituição composto por docentes, técnicos-administrativos e representantes dos estudantes.
Em parecer, o colegiado afirmou que os membros dos Racionais MC’s “dialogam e lutam com o pensamento social brasileiro, confrontam o racismo e as violências sociais que nos constituem enquanto sociedade, incitando a atitudes antirracistas e solidárias de negros e não negros, periféricos e não periféricos, visando a mudanças sociais profundas”.
O título é a distinção máxima prevista no estatuto da universidade e cerca de 31 personalidades já receberam a honraria, entre elas o professor Paulo Freire, o poeta Mário Quintana, o economista Celso Furtado e o arquiteto Oscar Niemeyer.