Apoie o DCM

Internacionalizou: universidade britânica terá palestra sobre o golpe em protesto à censura de Mendonça Filho

Do Facebook de Fiona Macaulay, professora da Universidade de Bradford, na Grã-Bretanha:

Eu darei uma palestra especial: “O golpe de 2016 e o futuro da democracia no Brasil”, no Department of Peace Studies and International Development, Universidade de Bradford. As 09.00, sexta-feira, dia 16 de março, sala E92.

Em solidariedade ao professor Luis Felipe Miguel, que vem sendo perseguido pelo ministro da Educação do governo Michel Temer, Mendonça Filho. O MEC anunciou que acionará o Ministério Público Federal para apurar suposto “ato de improbidade” por parte de quem criou a disciplina na UnB.

Um professor bem respeitado da Universidade de Brasília, Luis Felipe Miguel, foi ameaçado — pelo ministério da Educação (!) — com ação legal para dirigir um curso sobre ‘o golpe de 2016 e o futuro de Democracia no Brasil’.

Algumas pessoas pensam que a remoção da Presidente Rousseff foi um golpe institucional, outros acreditam que foi devido ao processo, dependendo da leitura de todas as circunstâncias, atores, instituições e motivações envolvidas.

Mas mesmo que as pessoas não concordem com isso, todos concordamos que a liberdade académica para explorar diferentes interpretações deve ser absolutamente defendida.

Muitas universidades brasileiras têm estabelecido o seu próprio curso com o mesmo título de apoio ao professor Miguel. Portanto, esta é a minha pequena contribuição em solidariedade na forma de uma palestra com esse título, 9 AM, 16 de março sala e92 (ou remarcada dependendo da greve).

O campus da Universidade de Bradford