Apoie o DCM

Interrupção de emagrecedores acelera ganho de peso, diz estudo

Caneta emagrecedora
Imagem ilustrativa – Reprodução

Um estudo publicado na revista médica BMJ, nesta quarta-feira (7), aponta que a interrupção do uso de medicamentos emagrecedores está associada ao ganho de peso e à reversão de benefícios para a saúde cardíaca e metabólica. Segundo os dados, a recuperação média é de 0,4 quilo por mês após o fim do tratamento, com projeção de retorno ao peso anterior em cerca de 1,7 ano. Os marcadores de risco cardiometabólico tendem a voltar aos níveis pré-tratamento em aproximadamente 1,4 ano. Com informações da CNN Brasil.

A pesquisa também identificou que o ganho de peso após a suspensão desses medicamentos ocorre em ritmo quase quatro vezes mais rápido do que em pessoas que seguem apenas intervenções comportamentais, como dieta e atividade física. Esse padrão foi observado independentemente da quantidade de peso perdida durante o tratamento. De acordo com os pesquisadores, os dados indicam que o uso isolado desses fármacos não garante controle de peso no longo prazo.

O trabalho foi conduzido por pesquisadores da Universidade de Oxford, que analisaram 37 estudos publicados até fevereiro de 2025, reunindo dados de 9.341 adultos. A duração média do tratamento foi de 39 semanas, com acompanhamento médio de 32 semanas. O levantamento foi realizado em meio à ampla adoção de medicamentos para obesidade e diabetes tipo 2, em um cenário no qual cerca de metade dos pacientes interrompe o uso em até 12 meses.