Intervenção do RJ: Lobista Fernando Baiano celebrou vitória em licitação na véspera da disputa

O lobista Fernando Antonio Falcão Soares, o Fernando Baiano, é investigado pela Polícia Federal (PF) por suspeita de atuar na fraude em contratos da Intervenção Federal, no Rio de Janeiro, em 2018. Ele foi delator da Operação Lava Jato, entre os anos de 2014 e 2015. A informação foi divulgada pelo G1.
Ele foi alvo de um dos 16 mandados de busca e apreensão realizados pela PF na última terça-feira (12). A corporação o encontrou numa mansão na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, onde cumpria pena, com tornozeleira eletrônica, desde 2014.
De acordo com as investigações, ele e o empresário Glaucio Octaviano Guerra sabiam, antes do início da concorrência, que iam vencer a disputa pelo fornecimento de coletes à prova de balas para a Polícia Civil que estavam sendo adquiridos pelo Gabinete de Intervenção Federal (GIF).
Em 13 de dezembro de 2018, um dia antes da reunião em que os concorrentes apresentam os documentos em que se habilitam à disputa, Glaucio enviou mensagem ao lobista afirmando que ganharam a licitação. Vale destacar que o acordo acabou cancelado, e o valor, estornado.
Baiano é suspeito de atuar como investidor, ou seja, ele entraria com o dinheiro para garantir o investimento na produção dos coletes.