Inundações na Alemanha causam deslizamentos, rompem dique e matam ao menos 1

Centenas de bombeiros continuam trabalhando neste domingo (2) para auxiliar o resgate de pessoas cercadas pelas águas. Um bombeiro morreu após ser arrastado pela correnteza enquanto tentava retirar uma família a bordo de um barco, relata a correspondente da RFI em Berlim, Nathalie Versieux.
No sábado, um desastre foi evitado por pouco depois que dois vagões de um trem de alta velocidade, desviados para uma rede secundária devido a inundações, descarrilaram em meio a um deslizamento de terra. Os 185 passageiros puderam ser retirados em segurança.
A situação é particularmente crítica em torno de Augsburgo, após o rompimento de um dique e de uma barragem. O rio Schmutter transbordou e as estradas foram inundadas. Vários vilarejos foram evacuados.
Assim como em Augsburgo, os distritos de Aichach-Friedberg, Neu-Ulm, Pfaffenhofen e Donau-Ries também declararam estado de emergência. Os bombeiros pediram às pessoas em situação de risco e que estão sem telefone que pendurassem um lençol branco diante da janela, para alertar os serviços de emergência.
Publicado originalmente na RFI