Invasão a embaixada chinesa está entre os planos de bolsonaristas para 7 de setembro

Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) estão programando invadir a embaixada da China, que fica em Brasília, no dia 7 de setembro, durante as mobilizações de caráter golpistas que estão sendo convocadas.
Pelas redes sociais, incitam um ódio explícito ao embaixador chinês Yan Wanming.
“Por onde esse comunista passou deixou rastro de destruição, derrubou governo”, “Yang Wanming precisa ser expulso do Brasil”, escreveram alguns bolsonaristas pelo Twitter.
Vale lembrar que a China é atualmente um dos países mais prósperos do mundo, que nos últimos sete anos retirou 100 milhões de pessoas da pobreza e que pretende dobrar sua classe média nos próximos 20 anos. Além disso, o país oriental é o principal parceiro comercial do Brasil.
No dia da prisão do ex-deputado federal Roberto Jefferson (PTB-RJ), o embaixador chinês comemorou desejando um “lindo dia para todos”. Jefferson fazia constantes ataques à China e já xingou Yang Wanming de “vagabundo”.
O ato planejado pelos bolsonaristas, portanto, também parece ser uma resposta à prisão de Roberto Jefferson.
Uma das reações imediatas aos planos de invasão da embaixada foi da deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR). “Estímulo à desordem democrática e invasão à embaixada da China, esse é o tipo de coisa que Bolsonaro está armando com apoiadores para o 7 de setembro. É urgente que providências sejam tomadas. Lira vai esperar a corda arrebentar de vez?”, escreveu.
Estímulo à desordem democrática e invasão à embaixada da China, esse é o tipo de coisa que Bolsonaro está armando com apoiadores para o 7 de setembro. É urgente que providências sejam tomadas. Lira vai esperar a corda arrebentar de vez?
— Gleisi Hoffmann (@gleisi) August 16, 2021
Mais sobre o assunto:
1. Ameaçado por Roberto Jefferson, embaixador da China comemora prisão do bolsonarista
2. VÍDEO: Armado, Roberto Jefferson ameaça embaixador chinês e o chama de “macaco”
3. Embaixador da China ironiza EUA por enviar ao Brasil vacina proibida no país