Apoie o DCM

Inverno começa com mínima de 12°C em São Paulo neste domingo (21)

Pessoas agasalhadas no viaduto Santa Ifigênia, no centro de São Paulo
Pessoas agasalhadas no viaduto Santa Ifigênia, no centro de São Paulo. Foto: Reprodução.

O inverno no Hemisfério Sul começa oficialmente neste domingo (21), às 5h24, pelo horário de Brasília. Em São Paulo, o primeiro dia da estação deve ter chuva fraca e chuvisco durante a madrugada, segundo o CGE, Centro de Gerenciamento de Emergências da prefeitura.

Ao longo do dia, o sol deve aparecer entre nuvens na capital paulista. A previsão indica mínima de 12°C e máxima de 22°C. Na segunda-feira (22), o sol volta a predominar e ajuda na elevação das temperaturas, mas a madrugada ainda deve ser fria, com mínima perto de 11°C e máxima que pode chegar a 25°C.

A estabilidade deve durar pouco. O Climatempo prevê risco de pancadas de chuva de moderada a forte intensidade na terça-feira (23), com raios, além de possível queda nas temperaturas, com máxima de 19°C. Na quarta-feira (24), a previsão indica chuva forte pela manhã, aberturas de sol à tarde e novas pancadas à noite. A quinta-feira (25) deve ter sol, muitas nuvens e períodos de céu nublado.

O frio já atingiu a cidade antes do início oficial do inverno. Os termômetros oscilaram em torno de 13,5°C na madrugada de sábado (20); o extremo sul marcou 8°C, enquanto a região central registrou 15,3°C. Para o restante da estação, a Defesa Civil do Estado de São Paulo prevê novas incursões de ar frio entre julho e agosto, com quedas acentuadas de temperatura e risco de geadas nas regiões sul e leste do estado, mas de forma pontual.