“Investi alto e perdi”: A mudança na Uber que revoltou motoristas

O motorista de aplicativo Ronaldo Lopes, de Barueri (SP), se disse frustrado após descobrir que seu Citroën Basalt, comprado zero-quilômetro para rodar na Uber, será excluído da categoria Black a partir de 2026. Ele afirmou ter planejado o investimento e assumido uma dívida alta acreditando que o modelo continuaria apto para corridas premium. “Fiz meu planejamento e assumi dívida alta — tudo porque meu modelo estava na lista do Black”, relatou à Autoesporte.
Outro motorista, Edmilson Marques, vive a mesma situação com o Renault Kardian. Morador da capital paulista, ele adquiriu o SUV automático recentemente para trabalhar com mais conforto. Após pagar apenas uma parcela do financiamento, foi surpreendido com a notícia de que o veículo também deixará de integrar o Uber Black no próximo ano.
Os relatos têm se multiplicado nas redes sociais, onde motoristas compartilham indignação com a decisão da empresa. A Uber não se pronunciou sobre os critérios que levaram à exclusão de modelos como o Citroën Basalt e o Renault Kardian da categoria. As mudanças passam a valer oficialmente em 2026.
