Apoie o DCM

Investigação da Lava Jato contra Calheiros e Jucá é arquivada no STF

Os senadores Romero Jucá e Renan Calheiros. Foto: reprodução

O processo contra o senador Renan Calheiros (MDB-AL) e o ex-senador Romero Jucá (MDB-RR) foi arquivado a mando do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF). Antes, a Procuradoria-Geral da República (PGR) já havia recomendado a decisão que foi tomada na última terça-feira (21).

Calheiros e Jucá eram alvos pela Operação Lava Jato, e entram na lista de ex-investigados da força-tarefa liderada pelo senador Sergio Moro (União Brasil-PR) e pelo ex-deputado federal Deltan Dallagnol (Novo-PR). Também na terça, o empresário Marcelo Odebrecht teve uma decisão contra ele anulada pelo ministro Dias Toffoli e o ex-ministro José Dirceu (PT) teve sua pena extinta após um julgamento da Segunda Turma do STF.

Na decisão, Fachin explicou que com a “ausência de interesse do Ministério Público”, devido ao “esgotamento das linhas de investigação sem corroboração dos fatos investigados”, “impõe-se deferir o pedido formulado”. Assim, é protocolo no STF concordar com o pedido de encerramento da investigação requisitado pela PGR.

Segundo a Lava Jato, Renan e Jucá eram suspeitos de receberem cerca de R$ 5 milhões em propinas para favorecerem uma medida provisória que levaria benefícios para a Odebrecht e subsidiárias que atuavam no exterior. Os acordos de delação premiada da Odebrecht, que agora é Novonor, também foram invalidados no STF.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link