Investigação da Lava Jato contra Calheiros e Jucá é arquivada no STF

O processo contra o senador Renan Calheiros (MDB-AL) e o ex-senador Romero Jucá (MDB-RR) foi arquivado a mando do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF). Antes, a Procuradoria-Geral da República (PGR) já havia recomendado a decisão que foi tomada na última terça-feira (21).
Calheiros e Jucá eram alvos pela Operação Lava Jato, e entram na lista de ex-investigados da força-tarefa liderada pelo senador Sergio Moro (União Brasil-PR) e pelo ex-deputado federal Deltan Dallagnol (Novo-PR). Também na terça, o empresário Marcelo Odebrecht teve uma decisão contra ele anulada pelo ministro Dias Toffoli e o ex-ministro José Dirceu (PT) teve sua pena extinta após um julgamento da Segunda Turma do STF.
Na decisão, Fachin explicou que com a “ausência de interesse do Ministério Público”, devido ao “esgotamento das linhas de investigação sem corroboração dos fatos investigados”, “impõe-se deferir o pedido formulado”. Assim, é protocolo no STF concordar com o pedido de encerramento da investigação requisitado pela PGR.
Segundo a Lava Jato, Renan e Jucá eram suspeitos de receberem cerca de R$ 5 milhões em propinas para favorecerem uma medida provisória que levaria benefícios para a Odebrecht e subsidiárias que atuavam no exterior. Os acordos de delação premiada da Odebrecht, que agora é Novonor, também foram invalidados no STF.