Ipec: a expectativa da campanha de Lula sobre o desempenho de Bolsonaro

A pesquisa Ipec será divulgada na noite desta segunda-feira (12), e a campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem a expectativa de que não haja uma mudança significativa do cenário atual.
Eles acreditam também que a distância de 13 pontos percentuais do petista sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL) no último levantamento será mantida, segundo a colunista do jornal O Globo Bela Megale.
O voto útil é o fator que vem sendo tratado como ”imponderável” na campanha de Lula. Para os petistas, só deve haver uma mudança nisso às vésperas do primeiro turno.
A campanha do ex-presidente acredita que não haveria grandes mudanças nos dados por existir uma tendência de melhora de Bolsonaro limitada aos eleitores de renda mais alta. Aliados do petista avaliam que o crescimento do adversário se deu pela melhora da economia e pela “artilharia pesada” do governo contra Lula.
Já para a campanha do ex-capitão, a expectativa é de que o presidente apresente um crescimento que possa diminuir a distância de Lula para 10 pontos. Para o QG bolsonarista, tanto os efeitos do 7 de Setembro quanto à queda no preço da gasolina, somados à estratégia de associar Lula à corrupção, devem ter reflexos nesse levantamento.
No entanto, há uma certa preocupação em relação ao escândalo da compra dos imóveis feita pelo clã Bolsonaro com dinheiro vivo. A campanha de Bolsonaro avalia que o assunto foi mal recebido pelo eleitor e pode ter impactos nas urnas.