Apoie o DCM

IPVA 2025: oito estados reduzem imposto para híbridos e elétricos

Carros elétricos e híbridos têm isenção de IPVA em determinados estados brasileiros; confira quais. Foto: Divulgação

A redução do IPVA para carros híbridos e elétricos se tornou realidade em pelo menos oito estados brasileiros em 2025. As medidas fazem parte de um esforço para incentivar a mobilidade sustentável e acelerar a transição para tecnologias menos poluentes. O Distrito Federal lidera a lista com isenção total do imposto para esse tipo de veículo, sem restrições quanto ao valor de mercado ou ao ano de fabricação.

O Mato Grosso do Sul aplica desconto de 70% na alíquota do IPVA para híbridos e elétricos, enquanto o Rio de Janeiro reduziu a taxa para 0,5% no caso dos elétricos e 1,5% para os híbridos. Já em Alagoas, os dois tipos de veículo têm isenção apenas no primeiro ano, com aumento gradual da alíquota nos anos seguintes. Em Pernambuco, Bahia, Paraíba e Rio Grande do Norte, veículos elétricos estão totalmente isentos, mas o Maranhão limita a isenção a elétricos comprados em concessionárias locais.

No Sul, o Rio Grande do Sul garante isenção total apenas para carros 100% elétricos. Híbridos seguem pagando o imposto cheio. No Sudeste, São Paulo adota critérios mais restritivos: isenta do IPVA por dois anos apenas veículos híbridos flex com potência mínima de 40 kW, tensão superior a 150 V e preço inferior a R$ 250 mil.

Na capital paulista, elétricos também estão isentos do rodízio até 2030 e têm restituição parcial via Nota Fiscal Paulista. Minas Gerais também restringe o benefício. Só há isenção de IPVA para modelos híbridos ou elétricos fabricados no estado e com valor abaixo de R$ 199 mil. Atualmente, apenas o Fiat Pulse e o Fiat Fastback Hybrid, produzidos em Betim, se enquadram.