Apoie o DCM

Iraque recebeu aviso do Irã antes de ataque com mísseis

Da CNN:

O Iraque recebeu “uma mensagem verbal oficial” do Irã logo após a meia-noite e antes dos ataques com mísseis, de acordo com um comunicado do primeiro-ministro do Iraque, Adil Abdul Mahdi.

A declaração dizia: Pouco depois da meia-noite de quarta-feira, 8/8/2020, recebemos uma mensagem verbal oficial da República Islâmica do Irã de que a resposta iraniana ao assassinato do mártir Qassem Soleimani havia começado ou começaria em breve e que a greve seria limitada a o paradeiro das forças armadas dos EUA no Iraque sem fornecer a localização exata. Abdul Mahdi disse que uma vez que o Iraque recebeu informações do lado iraniano, eles alertaram os líderes militares iraquianos “a tomar as precauções necessárias”.

Os mísseis atingiram o Iraque entre 1h45 e 2h15 local, de acordo com uma declaração anterior divulgada por militares iraquianos. Abdul Mahdi estava fazendo os contatos internos e externos necessários na tentativa de conter a situação e não entrar em uma guerra sem fim, disse seu gabinete, acrescentando: “O Iraque e a região estarão entre as primeiras vítimas”.

“O Iraque recusa qualquer violação de sua soberania e ataques a suas terras, o governo continua seus esforços para impedir a escalada. Esta grave crise ameaça a região e o mundo com uma guerra devastadora“, dizia o comunicado.

(…)