Irmã gêmea de Madalena também foi escravizada em MG

Do UOL:
Madalena Gordiano, 47, não foi a única a viver sob jugo da família Milagres Rigueira em São Miguel do Anta (MG). Em depoimento dado ao MPT (Ministério Público do Trabalho), o professor universitário Dalton César Milagres Rigueira disse que Filomena Gordiano, irmã gêmea de Madalena, “foi dada quando criança para Maria da Conceição”, tia do professor universitário.
A reportagem do UOL teve acesso ao teor do depoimento, realizado no último dia 27 de novembro na cidade de Patos de Minas (MG), onde o professor universitário manteve Madalena sob custódia pelos últimos 14 anos. Dalton, ao lado de sua mãe, Maria das Graças Milagres Rigueira, é investigado pela suspeita de ter mantido Madalena em regime análogo à escravidão durante quase quatro décadas. O processo está na fase de inquérito no MPT.
Filomena passou a morar com Maria da Conceição, tia de Dalton, aos oito anos de idade, no mesmo período em que Madalena foi viver com Maria das Graças. A irmã passou por situação de exploração semelhante, com exaustivas jornadas de trabalho sem remuneração, sem folga e que também não pôde concluir nem sequer o ensino fundamental. (…)
Seu caso é diferente do de Madalena, que viveu sob a guarda de Maria das Graças e Dalton por 38 anos. Além de ser remunerada nos últimos anos de trabalho, Filomena saiu da casa de Maria da Conceição por volta de 2010 para viver com o marido e o filho.
(…)