Irmão de Ney Matogrosso foi batizado como “Gay” pelo pai militar e conservador; entenda

O cantor Ney Matogrosso revelou na biografia escrita por Julio Maria que seu irmão mais velho, nascido em 1938, foi batizado pelo pai, , um militar conservador, como Gay de Souza Pereira. O nome foi uma homenagem ao coronel João Pedro Gay, militar que incentivou o casamento dos pais do artista. Na época, o pai de Ney era um militar recém-incorporado e enfrentava restrições para se casar, mas conseguiu realizar a união com a ajuda do coronel.
O batismo aconteceu antes da popularização do termo “gay” como sinônimo de homossexualidade. De acordo com o livro, a palavra só passou a ter esse significado no Brasil a partir da década de 1940. Anos depois, o pai cogitou mudar o nome do filho, temendo constrangimentos, mas recebeu uma resposta firme: “Quero que as pessoas me respeitem com o nome que eu tenho”, disse o primogênito.
O episódio está descrito na obra Ney Matogrosso – A Biografia, publicada em 2021. Além do livro, a trajetória do artista também é retratada no filme Homem com H, reforçando a complexidade familiar e as raízes conservadoras que marcaram a juventude de Ney.