Irmãs paulistas entram em lista das 100 crianças mais inteligentes do mundo

As irmãs Beatriz e Isabella Toassa da Silva, duas jovens cientistas de Barueri (SP), foram incluídas na lista das 100 crianças e adolescentes mais inteligentes do mundo pelo Global Child Prodigy Awards 2024. A dupla, que concorre na categoria Educação, será premiada em 26 de junho na Câmara dos Comuns do Parlamento Britânico, em Londres. O reconhecimento veio pela criação do perfil @duplabigbang, no Instagram, que democratiza o acesso à ciência.
Como Embaixadoras do MCTI e membros da Academia Brasileira de Ciências Jovem, as prodígios desenvolvem projetos como o “Tem Ciência Aqui!”, levando experimentos científicos a comunidades carentes. “Queremos despertar a curiosidade e mostrar que a ciência pode ser divertida e acessível a todos”, explicaram as irmãs. A iniciativa já impactou centenas de jovens em todo o Brasil.
O prêmio, que recebeu candidatos de 130 países, destacou ainda o brasileiro Caio Temponi, de 16 anos, que cursa simultaneamente Direito e Matemática. As histórias dos vencedores serão publicadas no “Global Child Prodigy Book 2025”. Para as irmãs Toassa, o reconhecimento internacional é um incentivo para continuarem inspirando futuras gerações.
“Essas jovens não apenas dominam conceitos científicos complexos, mas têm o dom de transmitir conhecimento de forma criativa”, destacou um dos jurados do prêmio.
Conheça as redes sociais do DCM:
Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line
