Israel anuncia que matou mais um “mentor” do Hamas responsável pelo 7 de outubro

O exército israelense anunciou, neste sábado (28), a morte de Hakham Muhammad Issa Al-Issa, identificado como fundador do braço militar do Hamas. Segundo as Forças de Defesa de Israel (IDF), ele foi morto em um ataque aéreo em Sabra, bairro da Cidade de Gaza, em operação conjunta com a Autoridade de Segurança de Israel (ISA). A ação ocorreu na sexta-feira, mas só foi divulgada hoje.
Israel acusa Al-Issa de envolvimento direto nos ataques de 7 de outubro de 2023. “Ele liderou o treinamento e o planejamento do massacre, além de promover ataques aéreos e navais contra civis”, afirmou o IDF em publicação no X. A nota ainda reforçou: “Continuaremos a eliminar todos os terroristas responsáveis pelo ataque”.
Enquanto isso, o Qatar vê na recente trégua entre Israel e Irã uma chance para avançar nas negociações sobre Gaza. Majed al Ansari, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do país, declarou à AFP que mediadores em Doha, Washington e Cairo buscam “aproveitar o impulso do cessar-fogo para retomar o diálogo”. “Se não agirmos agora, perderemos mais uma oportunidade”, alertou.