Apoie o DCM

Israel chama embaixador a Tel Aviv após Lula comparar genocídio em Gaza a extermínio judeu

Lula na 37ª Cúpula de Chefes de Estado e Governo da União Africana, em Adis Abeba, na Etiópia. Foto: REUTERS/Stringer

O ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, convocou uma reunião com o embaixador do Brasil em Tel Aviv para repudiar as declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Lula comparou as ações do governo israelense na Faixa de Gaza ao extermínio de judeus durante o Holocausto. Katz classificou as palavras do presidente brasileiro como “vergonhosas e graves” e anunciou a convocação do embaixador brasileiro para uma chamada de reprimenda.

Lula fez a declaração durante entrevistas em Adis Adeba, capital da Etiópia, onde cumpriu seu último dia de compromissos oficiais na África. As declarações também provocaram reação do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, que endossou a convocação do embaixador do Brasil em Tel Aviv, destacando que comparar Israel ao Holocausto de Hitler “cruza a linha vermelha”.

A Confederação Israelita do Brasil (Conib) emitiu uma nota condenando a comparação feita por Lula e pedindo moderação às autoridades brasileiras. Da mesma forma, a Federação Israelita do Estado de São Paulo criticou as declarações do presidente brasileiro, destacando a gravidade de equiparar as ações defensivas de Israel com a atrocidade do Holocausto.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link