Apoie o DCM

Israel x Hamas: Maioria dos palestinos libertos eram menores e estavam presos sem acusação formal

Adolescente palestino reencontra sua mãe após ser libertado de prisão em Israel. (Foto: FADEL SENNA / AFP)

Em cinco dias de acordo entre Israel e Hamas, 150 palestinos foram libertados de prisões israelenses em troca de 240 reféns sob controle do grupo palestino desde o ataque de 7 de outubro.

O perfil do grupo libertado, composto majoritariamente por adolescentes de 14 a 18 anos e mulheres adultas, destaca questões controversas no sistema prisional de Israel, incluindo detenções administrativas sem acusações formais e julgamentos de menores por tribunais militares.

Do total de prisioneiros libertados, dois terços estavam sob detenção administrativa, um mecanismo legal herdado do Mandato Britânico da Palestina que permite a prisão de suspeitos sem acusação formal, com base em “evidências secretas”. Vale ressaltar que organizações de direitos humanos consideram essa prática uma violação ao devido processo legal.

O aumento das detenções de menores durante o conflito recente também é alarmante, com cerca de 350 jovens sendo presos em pouco mais de um mês, elevando o número total de crianças e adolescentes no sistema penitenciário de Israel para mais de 500, em um universo de mais de 8,3 mil palestinos encarcerados. Também há denúncias de condições precárias, detenções arbitrárias e casos de menores feridos sendo presos pelas forças israelenses.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram,clique neste link