Apoie o DCM

Itália anuncia ajuda de 3,6 bilhões de euros para empresas afetadas por coronavírus

Itália: A bandeira italiana em frente à da União Europeia. Divergências entre partidos culmina em crise para forma governo e já sente impactos na economia Foto: PHILIPPE HUGUEN / AFP

Do site da RFI.

Itália anunciou neste domingo (1) que vai implementar nos próximos dias medidas que totalizam € 3,6 bilhões de euros, ou seja 0,2% do produto interno bruto, para ajudar empresas a lidarem com as consequências da epidemia do Covid-19.

O ministro da Economia italiano, Roberto Gualtieri, explicou que o montante será adicionado a um auxílio de € 900 milhões já anunciado na sexta-feira (28) para as áreas mais atingidas pela epidemia no país. A Itália já confirmou mais de mil contaminações e 29 mortes provocadas pelo vírus.

As novas medidas incluirão créditos tributários para companhias com queda de 25% em seus volumes de negócios, cortes de impostos e fundos adicionais para os serviços de saúde. Gualtieri acrescentou estar convencido de que a União Europeia aceitará esse aumento da meta de déficit italiano.

O instituto de pesquisa REF Ricerche estima que a atual crise de saúde poderia reduzir o PIB italiano de 1% a 3% no primeiro semestre de 2020.

A Itália continua a ser o país mais afetado pela epidemia na Europa, seguida pela Alemanha e a França, onde as autoridades anunciaram medidas restritivas, como a proibição de eventos com mais de 5 mil pessoas em locais fechados.

(…)