Itália tem recorde de mortos pelo novo coronavírus com 993 em um dia

Da AFP.
A Itália registrou 993 mortes por coronavírus nas últimas 24 horas, um número que supera o recorde anterior de 969 óbitos de 27 de março, segundo relatório oficial publicado nesta quinta-feira (3).
Paralelamente foi registrado um aumento dos casos positivos, com 23.200, 2.500 a mais do que na véspera. A região industrial da Lombardia, no norte, foi a mais afetada, com 347 mortes.
“Tratam-se de números que nos fazem tremer”, confessou à imprensa Domenico Arcuri, comissário extraordinário para a covid-19.
“O vírus é forte, mas sabemos contê-lo”, afirmou, após explicar que não podem ser relaxadas as medidas vigentes neste momento.
“As medidas estão funcionando, mas reconheço que é difícil aceitá-las. Nosso sacrifício tem sido útil”, garantiu.
“Não esqueçamos que na Europa se contagia uma pessoa a cada 42 habitantes”, confirmou.
O primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, deverá anunciar nesta quinta-feira à noite outras restrições de deslocamentos dentro do país durante as festas de Natal e Ano Novo como parte das medidas para combater a propagação da covid-19.
Nesta quarta, foi aprovado um decreto que determina que de 21 de dezembro até 6 de janeiro de 2021 ficará proibida qualquer viagem de uma região a outra, exceto por motivos de saúde ou de trabalho.
A Itália está dividida em 20 regiões classificadas por cores de acordo com três níveis de risco de contágio: alto, intermediário e médio.
As viagens a regiões com uma situação epidemiológica grave, classificadas em vermelho, já estão proibidas.
(…)