Apoie o DCM

Itália tem terceira morte por coronavírus, fecha escolas e isola 11 cidades

Coronavírus. FOTO: Byambasuren Byamba-Ochir/AFP

DA FOLHA

Depois de registrar três mortes pelo novo coronavírus e confirmar mais de 150 casos positivos (até as 18h, hora local), o norte da Itália está vivendo dias cada vez mais atípicos: depois de um domingo sem futebol, a semana será sem escolas, museus e todo tipo de reunião coletiva, incluindo bares e missas.

Após a confirmação de que o vírus circula pelo país, ocorrida na noite de quinta-feira (20), a Itália já é o terceiro do mundo com o maior número de casos, ultrapassando o Japão, e atrás de Coreia do Sul e China, onde o novo coronavírus surgiu, em dezembro.

As medidas restritivas mais rigorosas foram anunciadas na tarde deste domingo (23) pelo governo da Lombardia, onde vivem 10 milhões de habitantes (o total da população italiana é de 60 milhões) e onde está concentrada a maioria dos casos, com mais de cem pessoas contaminadas.

(…)

A OMS (Organização Mundial da Saúde) manifestou preocupação com a situação italiana. O diretor europeu da organização, Hans Kluge, anunciou que enviaria uma equipe para a Itália para ajudar a esclarecer como os contágios aconteceram.