Itamaraty ataca jornal espanhol e diz que Bolsonaro tem “elevado nível de aprovação pública”
Da Coluna de Jamil Chade no UOL:

A embaixada do Brasil em Madri ataca o principal jornal espanhol El País. Numa carta de quatro páginas enviada no dia 17 de março ao diretor do diário Javier Moreno e assinada pelo embaixador Pompeu Andeucci Neto, o Itamaraty diz que os ” êxitos” da campanha contra a covid-19 são reconhecidos pela população, que a pobreza cai e que a democracia é sólida no Brasil.
O documento é mais um exemplo numa série de respostas que diplomatas foram instruídos a dar a jornais estrangeiros que publicaram reportagens e colunas contrárias ao presidente Jair Bolsonaro. Nos últimos meses, outros meios de comunicação no exterior já receberam cartas similares, entre eles o jornal Le Monde.
Neste caso, a queixa se referia a um editorial publicado pelos espanhóis, no dia 11 de março e sob o título “El Impacto de Lula”. De acordo com o embaixador, o texto é “desconectado da realidade dos fatos no Brasil”.
(…) O documento não faz referência ao fato de o país ser hoje o líder mundial em novas mortes pela covid-19. Mas, segundo o diplomata brasileiro, há no país um “elevado nível de aprovação pública” no que se refere às gestão da pandemia. A carta aponta que esse percentual da população é “inequívoco em reconhecer os êxitos e acertos de uma gestão da crise sanitária que somente o El Pais tem a irresponsabilidade de qualificar como nefasta”.
(…)