Apoie o DCM

Itamaraty deixa embaixadas sem verbas e dá calote em contas de água e luz mundo afora

Da Folha de S.Paulo

Fachada do Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores, em Brasília. (Divulgação)

Embaixadas e consulados brasileiros ao redor do mundo estão atrasando o pagamento de aluguéis, contas de luz, internet e água por causa do corte nos recursos enviados pelo Itamaraty.

Em um consulado em um país da Europa, foi possível pagar a conta de telefone e o leasing (uma espécie de locação por tempo determinado) dos carros, mas as contas de luz, água e condomínio estão atrasadas.

O posto recebeu cerca de 10% da dotação de manutenção prevista e agora tem menos de 100 euros (R$ 676) disponíveis no banco.

“Antes era: não temos dinheiro, mas teremos em 15 dias. Agora, não tem nem perspectiva, o desgaste para a imagem do Brasil no exterior é gigantesco”, disse um diplomata do posto.

Todos os diplomatas ouvidos pela Folha, em postos em quatro continentes, não quiseram se identificar, por medo de represálias. (…)

Em uma embaixada brasileira em um país na África, o aluguel da chancelaria e da residência estão atrasados. “Tive que explicar ao proprietário que a culpa era do Congresso, que ainda não aprovou o orçamento de 2021”, disse um diplomata do posto. “Por sorte a eletricidade já estava paga, mas como não está chegando verba para material de consumo, estamos pagando do próprio bolso gasolina para os veículos oficiais e galões de água para beber.” (…)

X.X.X

LEIA TAMBÉM – Embaixador enfrenta o Itamaraty e desabafa: “Temos um MONSTRO disfarçado de presidente”