Apoie o DCM

Itamaraty orienta diplomatas a não participarem de homenagens a general iraniano

Mourners gather around a vehicle carrying the coffin of Qassem Suleimani during the final stage of funeral processions in his hometown of Kerman on Tuesday. Photograph: Atta Kenare/AFP

Da Folha de S. Paulo:

O Itamaraty instruiu oficialmente diplomatas brasileiros a não comparecerem a nenhuma cerimônia em homenagem ao general iraniano Qassim Suleimani, morto por tropas dos EUA no Iraque.

Em circular telegráfica obtida pela Folha, o ministério diz: “Rogo a vossa excelência não comparecer a nenhuma cerimônia em memória do general Qassim Suleimani, ex-comandante da Força Quds iraniana, e de Abu Mahdi al-Muhandas, ex-chefe da milícia Hizbullah, nem assinar livro de condolências em suas homenagens”.

Suleimani era a segunda autoridade mais importante do Irã e comandava a Guarda Revolucionária do país. O iraquiano al-Muhandas era comandante de um grupo de milícias xiitas no Iraque, apoiadas por Teerã, e estava junto com Suleimani quando o comboio em que viajavam foi atingido por um ataque feito com um drone americano, próximo ao aeroporto de Bagdá.