Apoie o DCM

Itaú tenta tranquilizar clientes milionários sobre paraísos fiscais após revelações da Pandora Papers

Itaú enviou email
Itaú enviou email aos clientes

As revelações do Pandora Papers não vão atingir os clientes do Itaú Private Bank. Pelo menos é o que afirmou a instituição em um e-mail enviado aos investidores que possuem investimentos acima de R$ 5 milhões. Eles têm contas em paraísos fiscais das Ilhas Cayman e Bahamas. A informação é do Brasil 247.

O escândalo dos Pandora Papers explodiu neste domingo (3). Mais de dois terços das empresas offshore tiveram o sigilo quebrado pela reportagem. Documentos secretos revelam negociações offshore do rei da Jordânia. Dos presidentes da Ucrânia, Quênia e Equador. Do primeiro-ministro da República Tcheca e do ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair.

O Brasil também foi atingido. O ministro da Economia, Paulo Guedes, e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, tiveram seus nomes envolvidos no caso.

Participaram da investigação a revista Piauí, a Agência Pública, o Poder360 e o Metrópoles. Tudo em parceria com o Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos.

Leia mais:

1 – Melchionna diz que “precisamos ampliar a luta” contra Bolsonaro e se solidariza com Ciro

2 – Sócios da Prevent Senior, MRV, Riachuelo e outras empresas têm offshores em paraísos fiscais

3 – Alta da taxa de câmbio valorizou fortuna de US$ 9,5 milhões de Guedes em offshore

Confira o email enviado pelo Itaú Private Bank para os clientes

“Neste domingo o Consórcio Internacional de Jornalistas (ICIJ, na siga em inglês), lançou a primeira de uma série de reportagens do projeto intitulado Pandora Papers.

As reportagens visam expor a identidade de acionistas de estruturas offshore.

Ao longo da última semana, provedores fiduciários das Ilhas Virgens Britânicas (BVI) enviaram comunicados a seus clientes informando que há evidência de que seus sistemas podem ter sido invadidos de maneira ilícita.

No momento, não há qualquer evidência de que os arquivos das jurisdições de Cayman e Bahamas tenham sido alvo das invasões ilícitas referentes a este conjunto de reportagens.

Confiantes no nosso compromisso de transparência e cuidado com nossos clientes e parceiros, acompanharemos a divulgação das reportagens e possíveis impactos e manteremos todos informados”.