“Já pode abortar”: Sâmia Bomfim relata ataques de bolsonaristas após anunciar gravidez
Do Universa

“Meu filho. 21 semanas”, com a mão na barriga e em frente ao espelho, a deputada federal Sâmia Bonfim (PSOL) fez uma foto clássica de grávida, escreveu essa legenda e postou em seu perfis no Instagram, Twitter e Facebook no último sábado (20). O que seria um post para compartilhar a descoberta do sexo do filho que terá com o também deputado federal Glauber Braga (PSOL) virou alvo de uma série de comentários ofensivos.
Apoiadora da legalização do aborto e do respeito à diversidade de gênero, Sâmia sofreu ataques relacionados a estes dois assuntos e comentários com ofensas como: “Por favor, se em algum momento a gravidez ficar difícil, não o mate”, “Sorte da criança ter chegado até aí”, “Amontoado de células, já pode abortar” e “Ela está induzindo o filho a ser homem”.
A Universa, a deputada garante que esta não é a primeira vez que recebe mensagens do tipo. “No passado, recebi ataques sistemáticos com relação à minha forma física e à minha capacidade de trabalho. Sempre existe um elemento de desqualificação da mulher, principalmente quando ela está na política. Isso acabou me deixando um pouco calejada. Por isso, é muito raro que uma ofensa me atinja de uma maneira mais profunda. Até porque, paralelamente, recebo muito apoio, mensagens de pessoas queridas, que balanceiam a situação”, diz.
Sâmia ainda está avaliando as medidas que pretende tomar com relação aos comentários. “O que me chama mais atenção é quando esse tipo de material parte de um jornalista, um influenciador, alguém com muitos seguidores e que deveria ter responsabilidade social. Nesse caso, tomo as medidas legais para que a pessoa responda pelos seus atos judicialmente”. (…)