Jandira Feghali socorre passageira durante voo após reação alérgica

A deputada federal Jandira Feghali (PC do B-RJ), que é médica, salvou uma passageira após uma reação alérgica grave durante um voo do Rio de Janeiro para Brasília na terça-feira (21). A intervenção contou com a ajuda do deputado federal Daniel Soranz (PSD-RJ), também profissional da saúde. Os dois estavam conversando quando um comunicado no avião solicitou a presença de médicos a bordo.
A passageira, uma jovem, teve a reação alérgica após comer um biscoito que continha mandioca. A reação evoluiu para um edema de glote, que pode fechar as vias aéreas. “A gente teve que abrir a caixa de medicamentos do avião e realizar uma medicação injetável para que ela pudesse melhorar”, afirmou Soranz. Jandira aplicou a medicação antialérgica prometazina, disponível no kit médico do avião, com o atendimento durando cerca de 40 minutos.
Jandira destacou que a assistência rápida foi crucial para salvar a vida da passageira. “A passageira saiu bem, [foi] aquela sensação de você ter salvado alguém ali. Se não tem medicação [a bordo], ela podia dançar. O edema de glote fecha mesmo”, disse Jandira. Após prestar socorro, Jandira retornou ao assento da passageira quatro vezes para garantir que ela estava bem. “No final, ela saiu andando, e eu, na cadeira de rodas”, comentou a deputada, que recentemente sofreu uma fratura no pé e tem utilizado muletas e uma cadeira motorizada para se locomover.
Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link