Apoie o DCM

Janine: crimes da ditadura têm que ser punidos

Captura de Tela 2014-12-12 às 10.27.19

Do Facebook de Renato Janine Ribeiro:
A “Folha” de hj tem um editorial com o título de “Página virada”, em que saúd a conclusão dos trabalhos da Comissão Nacional de Verdade e propõe, o que é correto, que agora sejam debatidos.

Discordo, porém, do título.

Pela primeira vez em nossa História, crimes do poder não foram ignorados. Não serão punidos, o que aumenta o senso de impunidade e injustiça. Mas pelo menos, desta vez, não há como negá-los mais.

Mas este é só um começo.

Resta, por exemplo, lidar com a memória transmitida nas escolas, cheia de mentiras. Notem que não nego o direito a interpretar; mas interpretar é uma coisa, mentir é outra. Ainda se fala do golpe de 1964 como revolução. Ainda se diz que havia um perigo comunista. Ainda se minimiza a tortura e o elenco de crimes da ditadura.

E é isso o que permite que Elementos ainda estejam por aí, pregando o crime e até mesmo disputando, por puro sarcasmo de quem sente que nunca pagará pelo que faz, cargos na esfera de Direitos Humanos.

O racismo também continua causando estragos, por causa disso, porque segue impune.

Outro dia me contou uma testemunha ocular que uma senhora, com cachorrinho “de grife”, se pôs a insultar uma adolescente negra de 16 anos, que trabalhava coletando lixo, berrando-lhe: “Você é lixo!”.

É o fato de que os criminosos do poder nunca foram punidos que dá espaço a seus sequazes, como a Elementa que xinga negros, continuem cometendo seus crimes.

O Brasil contra o crime! A página acaba de ser aberta.