Apoie o DCM

Janio de Freitas diz que “Bolsonaro e seu pessoal não têm as condições” para lidarem com o 5G

Jânio de Freitas. Foto: Reprodução/YouTube/Roda Viva

O colunista Janio de Freitas, da Folha de S.Paulo, fala sobre a disputa pela implantação do 5G no Brasil e a incompetência de Jair Bolsonaro (sem partido).

LEIA MAIS:

1 – Ministério da Ciência e Tecnologia apaga fotos de Marcos Pontes com deputada neonazista

2 – Não é porque a tecnologia é superinteligente; você é que é preguiçoso. Por Lenio Streck

Janio de Freitas detona Jair

“O poder americano quer a instalação do seu sistema informático 5G instalado no Brasil. E não o chinês.
O 5G é uma revolução assombrosa adiante da nossa internet e de outras modernidades informáticas.

O sistema americano não está concluído. Quando estiver, já é dito, ainda não será equivalente ao chinês. Por ora, tem a vantagem de que os chineses usam chips fabricados nos EUA, mas a China já se empenha em produção própria.

A decisão brasileira por meio de concorrência científica e financeira não convém aos americanos. Eles têm experiência de Brasil: situação idêntica se deu na compra de um sistema de vigilância da Amazônia, o Sivam, entregue à americana Raytheon em uma concorrência daquelas, bem brasileira, contra a francesa Thomson”.

E completa:

“O 5G é de importância definitiva para o Brasil tentar recuperar-se do atraso multissecular que o condena. Talvez a última oportunidade.

Mas Bolsonaro e seu pessoal não têm sequer as condições mínimas para qualquer ato em tal questão. O Congresso, em particular o Senado, precisa representar o futuro e impor medidas preventivas contra possíveis traições à soberania.

Nisso as Forças Armadas teriam papel relevante, mas estão minadas pelo bolsonarismo que se soma ao seu americanismo de guerra fria”.

Janio de Freitas e Jair Bolsonaro. Foto: Reprodução/YouTube