Jânio de Freitas: Segovia fez parte da “pretendida salvação” de Michel Temer

Da coluna do jornalista Jânio de Freitas na Folha de S.Paulo.

A substituição de Fernando Segovia na direção da Polícia Federal seguiu uma lógica surpreendente, pela sutileza, no governo mais rombudo de que tenho conhecimento. Se a sugestão veio de fora, é espantoso que os cascas grossas do Planalto a tenham compreendido e executado bem.

Michel Temer sabe o risco que o espera ao fim do mandato daqui a oito meses, com os inquéritos em que figura. Sobretudo os dois (até agora) que têm como coadjuvante o seu assessor “de total confiança” Rocha Loures. Daí, e não da já apontada falta de realismo, a tentativa de Temer de construir a própria candidatura para disputar a Presidência.

O sorridente Segovia fez parte, também, dos roteiros alternativos da pretendida salvação. Já na sua primeira fala pública como diretor da PF, o delegado deu sinal da sua missão: a seu ver, a mala com R$ 500 mil recebida pelo assessor presidencial “de confiança” não era indício relevante de coisa alguma. Segovia seguiu em sua missão, com visitas menos ou mais furtivas a Temer, manipulação de cargos e de ocupantes. Até que quis precipitar o arquivamento do inquérito sobre um decreto de Temer, do ano passado, em benefício de operadoras do porto de Santos. Em especial a Rodrimar, captada em contatos com o intermediário “de total confiança” Rocha Loures, como Temer o definiu na conversa gravada com Joesley Batista.

Indagações explicativas: depois do que disse e da reação recebida, Segovia ainda teria condições de forçar o arquivamento? Ou dar outra contribuição neutralizante da posição de Temer naquele e em qualquer inquérito? O infiltrado tornou-se obstáculo. Conservá-lo seria oneroso e impeditivo. Mas não poderia ser uma demissão a cru, expondo um fracasso a mais.

Ainda que bem executada, a manobra dá à PF a volta do grupo de Leandro Daiello, o diretor substituído por Segovia. Vitória, também, do ministro da Justiça, Torquato Jardim, que a turma do Planalto insultara ao deixá-lo de fora na designação do seu subordinado Segovia.

A substituição dos diretores da PF como primeiro ato de Raul Jungmann foi uma providência de tática política. Visto em geral, no entanto, pelo noticiário e pelos comentaristas, como ato de ética, como gesto do agrado imediato da opinião pública. Ética, porém, foi nele a ausência mais marcante. Além dos gestos de simpatia permutados por Jungmann, na sua posse, com Segovia, os dois tiveram horas de reunião de trabalho, das quais Segovia saiu tão diretor da PF quanto esteve nos últimos dois a três meses. Para ter, sem demora, o susto com a notícia de sua queda.

(…)

O general Antonio Hamilton Mourão, celebrizado por destampatórios políticos no Sul, deixou ontem a ativa do Exército com o futuro já esboçado. É o provável eleito presidente do Clube Militar na próxima eleição, como candidato dos militares indignados com a situação política e com a situação geral do país.

Jânio de Freitas. Foto: Reprodução/YouTube/Roda Viva

Pedro Zambarda de Araujo

Escritor, jornalista e blogueiro. Autor dos projetos Drops de Jogos e Geração Gamer, que cobrem jogos digitais feitos no Brasil e globalmente. Teve passagem pelo site da revista Exame e pelo site TechTudo. E-mail: pedrozambarda@gmail.com

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Pedro Zambarda de Araujo

Recent Posts

Nikolas Ferreira espalha fake news sobre RS e é escrachado nas redes: “Nikole é o diabo”

O deputado federal bolsonarista Nikolas Ferreira (PL-MG) foi alvo de críticas nas redes sociais após…

2 minutos ago

Bichos mortos e cheiro forte: como ficou o Aeroporto de Porto Alegre após chuvas no RS

Após as intensas chuvas no Rio Grande do Sul, o Aeroporto Internacional Salgado Filho ficou…

41 minutos ago

Parente de família achada morta abraçada no RS diz que eles ‘eram muito unidos’

Cristiane Garcia de Souza, irmã de Letícia, uma das vítimas fatais em um deslizamento de…

1 hora ago

VÍDEO: Ponte sobre rio Caí cede após chuvas no RS

No último domingo (12), uma ponte sobre o rio Caí, que liga Nova Petrópolis e…

1 hora ago

VÍDEO: tremores assustam moradores de Caxias do Sul (RS)

Na madrugada desta segunda-feira (13), tremores de terra assustaram moradores de Caxias do Sul (RS),…

3 horas ago

Lula adia viagem ao Chile após agravamento das chuvas no RS

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tomou a decisão de adiar sua viagem…

3 horas ago