Janja volta ao X após ter conta hackeada e critica Elon Musk: “Lucro em cima do ódio”

Janja, a primeira-dama do Brasil, expressou críticas ao empresário Elon Musk e aos administradores do X (antigo Twitter) após o ataque cibernético que resultou no hackeamento de sua conta. A publicação menciona a demora considerável da plataforma em bloquear o perfil comprometido. O incidente, que ocorreu no dia 11 de dezembro, gerou um “pesadelo prolongado” para Janja, que se sentiu exposta, agredida e ameaçada.
Em seu desabafo nas redes sociais neste domingo (17), Janja destacou não apenas as agressões recebidas, mas também a demora dos administradores do X em agir, prolongando o episódio por uma hora e meia até o bloqueio da conta. Ela ressaltou a exposição a mensagens ofensivas e obscenas, incluindo ataques vindos de um adolescente de 17 anos e declarou ter se sentido “exposta, agredida, ameaçada e desrespeitada como nunca antes”.
O incidente reacendeu a discussão sobre a regulamentação das redes sociais no Brasil. Janja mencionou o Projeto de Lei nº 2630/20, conhecido como PL das Fake News, que busca estabelecer regras para a atuação das plataformas no país. O projeto está em discussão no Congresso e sua aprovação é vista como uma medida urgente e essencial diante da falta de comprometimento das redes sociais com a segurança dos usuários.
Nesta última semana, depois de ter meu e-mail, X e LinkedIn invadidos, me senti exposta, agredida, ameaçada e desrespeitada como nunca antes. Foram momentos de angústia, ansiedade e tristeza, mas também de acolhimento e força com tantas mensagens de apoio e conforto que recebi.…
— Janja Lula Silva (@JanjaLula) December 17, 2023