Janones: governo Bolsonaro gastou meio bilhão com disseminação de fake news

Foto: Reprodução
O deputado federal André Janones (Avante) revelou nesta quarta-feira (23) que o presidente Jair Bolsonaro (PL) aumentou o orçamento da Secretaria Especial de Comunicação (SECOM) de R$ 180 milhões para R$ 526 milhões.
Segundo o parlamentar, que integra a equipe de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), foram gastos mais de “meio bilhão” ao ano para “blogs, sites e emissoras mentirem e atacarem a democracia”.
“Uma bomba o que acabamos de descobrir aqui na transição: Bolsonaro aumentou o orçamento da SECOM de 180 para 526 milhões de reais! Mais de meio bilhão por ano do dinheiro dos seus impostos foram para blogs, sites e emissoras mentirem e atacarem a democracia!”, escreveu o deputado em seu perfil no Twitter.
Ontem, a Secom emitiu nota afirmando que que uma das normas para a transição é o “respeito mútuo e a cordialidade”. Sem citar Janones, o órgão considerou as informações expostas “inverídicas, distorcidas e desrespeitosas”.
Mesmo após a reação, Janones continuou divulgando dados. “Aquela conversa de ‘a imprensa fala mal de mim porque eu acabei com a mamata deles’, era tudo historinha de Bolsonaro. O vagabundo triplicou o gasto com propaganda e enfiou 750 milhões de reais em uma única ’emissora’ de televisão. Um canal fechado!”, afirmou, sem revelar o canal de televisão.
URGENTE AGORA! Uma BOMBA o que acabamos de descobrir aqui na transição: Bolsonaro aumentou o orçamento da SECOM de 180 para 526 milhões de reais! Mais de MEIO BILHÃO por ano do dinheiro dos SEUS IMPOSTOS foram para blogs, sites e emissoras mentirem e atacarem a democracia!
— André Janones (@AndreJanonesAdv) November 23, 2022
A Secretaria Especial de Comunicação Social do Governo Federal (SECOM) informa que os normativos legais que regulam o processo de transição de governo expressam, dentre outros princípios, que deve haver colaboração entre as partes envolvidas. pic.twitter.com/yDFw9k3pPQ
— SecomVc (@secomvc) November 22, 2022
Aquela conversa de “a imprensa fala mal de mim porque eu acabei com a mamata deles”, era tudo historinha de Bolsonaro. O vagabundo triplicou o gasto com propaganda e enfiou 750 milhões de reais em uma única “emissora” de televisão. Um canal fechado! Adivinha qual @Rconstantino ?
— André Janones (@AndreJanonesAdv) November 23, 2022
