Janot vomitou ao pedir prisão de amigo procurador que recebia propina da JBS

 

Do Globo:

O acordo de delação premiada de executivos da JBS trouxe dissabores para o procurador-geral da República Rodrigo Janot que vão além das críticas a suposto exagero na concessão de imunidade penal aos irmãos Joesley e Wesley Batista, donos da empresa e principais delatores. A partir da revelação dos empresários, o procurador-geral teve que pedir a prisão de um outro procurador da República, Ângelo Goulart Vilela, de quem é amigo. No dia da prisão de Vilela, o procurador-geral passou mal e, segundo testemunhas, até vomitou.

Para Janot era inacreditável que o colega, a quem costumava receber em casa para almoços em família nos fins de semana, tivesse se envolvido numa situação tão embaraçosa. Num dos depoimentos da delação premiada, Joesley Batista acusou Vilela de vazar informações de um outro inquérito, a Operação Greenfield, para a JBS. A revelação surpreendeu Janot e outros investigadores da Lava-Jato. Vilela era amigo também de outros investigadores e um dos líderes do movimento de combate à corrupção no país.

Mas, mesmo contrariado, Janot entendeu, como os demais procuradores da Lava-Jato em Brasília, que o caso de Vilela requeria prisão. A argumentação foi endossada pelo ministro Edson Fachin, relator da Lava-Jato no Supremo Tribunal Federal (STF). Vilela foi preso na manhã do último dia 18, no apartamento em que morava em Brasília. Ele também foi afastado das funções de procurador da República no Distrito Federal e assessor da vice-procuradoria-geral eleitoral, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Janot acompanhou os desdobramentos da chamada Operação Patmos, na Procuradoria-Geral da República. Mesmo sabendo de antemão do roteiro, o procurador-geral não conteve a emoção quando ouviu os primeiros relatos sobre as circunstâncias da prisão de um jovem procurador que, até ali, era tido como uma das grandes promessas da nova geração de investigadores. Segundo testemunhas, o procurador-geral pediu licença aos presentes e foi vomitar no banheiro.

(…)

 

Kiko Nogueira

Diretor do Diário do Centro do Mundo. Jornalista e músico. Foi fundador e diretor de redação da Revista Alfa; editor da Veja São Paulo; diretor de redação da Viagem e Turismo e do Guia Quatro Rodas.

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Kiko Nogueira

Recent Posts

Fátima Bernardes irá dançar com Antonio Banderas na final da Dança dos Famosos

A apresentadora Fátima Bernardes, de 61 anos, aceitou o convite de Luciano Huck para dançar…

45 minutos ago

VÍDEO: Grupo bloqueia avenida e incendeia dois ônibus em Porto Alegre (RS)

Um grupo de aproximadamente 50 pessoas bloqueou a Avenida Princesa Isabel, em Porto Alegre (RS),…

48 minutos ago

Drone turco transmite ao vivo buscas por helicóptero de presidente do Irã

As buscas pelo helicóptero que transportava o presidente do Irã, Ebrahim Raisi, já duram mais…

2 horas ago

Tony Ramos passa por nova cirurgia após formação de hematomas na cabeça

O ator Tony Ramos, de 75 anos, foi submetido a uma nova cirurgia neste domingo…

2 horas ago

Tarcísio deixará Republicanos e se filiará ao PL em junho, diz Valdemar

O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, anunciou que o governador Tarcísio de Freitas, atualmente…

4 horas ago

Eterno Cabeção, Serginho Hondjakoff fala sobre recuperação das drogas e o futuro

Sóbrio há dois anos, Sergio Hondjakoff quer usar sua popularidade para se tornar um ativista…

6 horas ago