Japão acabou com distritão porque era caro e ‘estimulou corrupção’

Da BBC:

Uma das mudanças mais polêmicas no texto da reforma política aprovada pela comissão da Câmara dos Deputados – e que começa a ser votada no plenário nesta terça-feira – é a mudança do sistema eleitoral para o “distritão”, um modelo que funcionou no Japão do pós-guerra até o começo dos anos 1990, mas foi extinto por causa do aumento dos gastos e pela inviabilização do debate político.

Caso a proposta passe no Congresso, serão eleitos apenas os deputados e vereadores com maior votação, daí o sistema ser considerado majoritário. Hoje, no chamado sistema proporcional, valem os votos recebidos pelo conjunto dos candidatos do partido e também pela legenda.

“Esse sistema (distritão) exige um maior investimento financeiro e é preciso ficar de olho, pois pode aumentar as chances de corrupção”, afirmou à BBC Brasil Tokuou Konishi, professor e pesquisador do Departamento de Ciências Políticas e Econômicas da Universidade Meiji em Tóquio, especializado em história e atualidade política do Japão.

Na sua avaliação, isso ocorre porque os candidatos passam a trabalhar com recursos limitados dentro dos partidos. “A competição interna pode fazer com que os candidatos busquem recursos extras para obter destaque em suas zonas eleitorais”, explicou.

Hoje, o distritão vigora atualmente apenas no Afeganistão, na Jordânia e em alguns pequenos países insulares e é criticado por especialistas e por parte da classe política. Muitos acreditam que o modelo traz problemas ainda maiores do que os do sistema proporcional atualmente adotado no Brasil.
No caso do Japão, Konishi contou que o sistema era usado para escolha de deputados e até funcionou bem no início, mas passou a gerar competição entre candidatos do mesmo partido, o que provocou controvérsias no debate político.

Erika K Nakamura

Erika K. Nakamura, 36 anos, advogada de formação, abraçou a fotografia e o jornalismo por paixão. Com seu iPhone 5 capta imagens originais e surpreendentes dos lugares pelos quais passa. É uma leitora sedenta de livros sobre a história da Inglaterra -- e também dona do coração do jornalista Paulo Nogueira.

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Erika K Nakamura

Recent Posts

VÍDEO: Fãs de Madonna espancam e jogam no lixo suposto ladrão em Copacabana

Durante o show da cantora pop Madonna na noite deste sábado (4), no Rio de…

1 hora ago

VÍDEO: Equipe do Exército quebra telhado e resgata bebê de helicóptero em Lajeado (RS)

Militares do 2º Batalhão de Aviação do Exército mobilizaram um helicóptero para salvar um bebê…

2 horas ago

Enchentes no Sul devem encarecer comida em todo Brasil

As intensas chuvas no Rio Grande do Sul, que resultaram em inúmeras fatalidades e uma…

3 horas ago

Secretário nega presença de Janja em show de Madonna no RJ: “Em Brasília”

Após relatos da imprensa indicarem que a primeira-dama Janja da Silva possivelmente compareceria ao espetáculo…

4 horas ago

Uruguai envia helicóptero para auxiliar em resgates no RS

O governo do Uruguai anunciou neste sábado (4) que enviará um helicóptero e tripulação de…

5 horas ago

Whindersson Nunes arrecada R$ 1 milhão em doações para vítimas de enchentes no RS

O influenciador e humorista Whindersson Nunes mobilizou seus seguidores e arrecadou mais de R$ 1…

5 horas ago