Japão tem 6 mortes em Tóquio durante onda de calor extrema

Nesta terça-feira (9), o governo japonês emitiu um alerta devido ao risco elevado de golpes de calor na capital e em outras cidades no leste e oeste do país, onde as temperaturas ultrapassaram os 40ºC na segunda-feira (8).
Este aumento significativo de temperatura é atípico para esta época do ano, que geralmente é marcada pelo período de chuvas no Japão, segundo informações da agência meteorológica local.
Diante da emergência climática, as autoridades de Tóquio implementaram um plano de contingência, instalando vários pontos de “resfriamento” ao redor da cidade, com jatos de água gelada para ajudar a baixar a temperatura corporal. Além disso, foi recomendado que a população evite atividades ao ar livre que possam intensificar os efeitos do calor extremo.
Em Tóquio, três pessoas faleceram devido à insolação no sábado, seguidas por outras três na segunda-feira. As ondas de calor são particularmente perigosas no Japão, um país conhecido por ter uma das populações mais envelhecidas do mundo, depois de Mônaco.