Apoie o DCM

Javaporcos com carne azul neon geram alerta de perigo nos EUA; entenda

Veneno azul tem feito com que carne e gordura de javaporcos fiquem azuis. Foto: New York Post

Uma descoberta chamou atenção na Califórnia, nos Estados Unidos: caçadores encontraram javaporcos com carne e gordura em tom azul neon, resultado da ingestão de veneno para ratos. O caso foi relatado perto de Salinas, no condado de Monterey, pelo especialista Dan Burton.

“Não estou falando de um pouco de azul. Estou falando de azul neon, azul mirtilo. É uma loucura”, disse ao Los Angeles Times. Testes feitos pelo Departamento de Pesca e Vida Selvagem da Califórnia (CDFW) identificaram a substância difacinona como responsável pela coloração.

O rodenticida, tingido de azul para facilitar a identificação por humanos, acaba sendo ingerido por animais silvestres que não reconhecem o alerta visual. Embora não mate de imediato javaporcos, que podem pesar até 90 quilos, o veneno se acumula em seus tecidos.

O problema vai além da contaminação direta. Predadores e até humanos que consumirem a carne desses animais correm risco, já que a substância permanece ativa mesmo após o cozimento. As autoridades reforçam a necessidade de caçadores relatarem qualquer anomalia e recomendam que agricultores usem métodos alternativos de controle de pragas.