Joe Biden dá indulto a condenados por porte de maconha

Nesta quinta-feira (6) o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, declarou através das redes sociais o perdão a condenados por posse simples de maconha no país. Segundo a CNBC, um funcionário da Casa Branca anunciou que mais de 6.500 detentos serão beneficiados pela medida. No entanto, os perdões não serão estendidos para não cidadãos dos Estados Unidos e que estavam ilegalmente no país no momento da prisão.
“Como eu disse antes, ninguém deveria estar preso apenas por usar ou possuir maconha. Hoje, estou tomando medidas para encerrar nossa abordagem fracassada. Permita-me colocá-los para fora”, disse Biden em uma das publicações.
As I’ve said before, no one should be in jail just for using or possessing marijuana.
Today, I’m taking steps to end our failed approach. Allow me to lay them out.
— President Biden (@POTUS) October 6, 2022
De acordo com o comunicado, os indultos concedidos pelo presidente norte-americano, serão feitos através de certificados, e se aplicam apenas a infratores federais condenados por “simples porte de maconha”. Biden pediu aos governadores de todo o país que sigam o mesmo exemplo.
Na publicação, Biden também esclarece que está em diálogo com os governadores para que eles possam perdoar os delitos estaduais por porte de maconha.
Second: I’m calling on governors to pardon simple state marijuana possession offenses. Just as no one should be in a federal prison solely for possessing marijuana, no one should be in a local jail or state prison for that reason, either.
— President Biden (@POTUS) October 6, 2022
Biden ainda disse que não faz sentido classificar a maconha no mesmo nível da heroína e até “mais grave que o fentanil”. Biden afirma que está conversando com o secretário de Saúde e Serviços Humanos do país e com o procurador-geral, para iniciarem a revisão sobre como a maconha está enquadrada na lei federal.
Third: We classify marijuana at the same level as heroin – and more serious than fentanyl. It makes no sense. I’m asking @SecBecerra and the Attorney General to initiate the process of reviewing how marijuana is scheduled under federal law.
— President Biden (@POTUS) October 6, 2022
Em um comunicado divulgado pela Casa Branca, Biden reforça os tuítes anunciando a decisão e comenta sobre a diferença no número de pessoas negras e brancas presas por posse da droga: “Enquanto pessoas brancas, pretas e pardas usam maconha em taxas semelhantes, pessoas negras e pardas foram presas, processadas e condenadas em taxas desproporcionais.”.