Joe Bryant, pai de Kobe, morre aos 69 anos após derrame nos EUA

O ex-jogador de basquete, Joe Bryant, que se destacou na NBA e foi pai de Kobe, morreu nesta terça-feira (16) aos 69 anos devido a um derrame cerebral. Ele teve passagens por Philadelphia 76ers, San Diego Clippers e Houston Rockets nas décadas de 70 e 80. Além disso, ele trabalhou como treinador de 2003 a 2015 em equipes dos Estados Unidos, Japão e Tailândia.
Há quatro anos Joe perdeu o filho Kobe Bryant, de 41 anos, e a neta Gianna, de 13 anos, em um acidente aéreo que deixou mais sete pessoas mortas em Calabasas, Califórnia.
Joe Bryant, conhecido como “Jellybean”, nunca falou publicamente sobre a morte de Kobe. No início deste ano, o anel do título da NBA de 2000, presenteado por Kobe a seu pai, foi vendido por US$ 927 mil em leilão. Em 2016, Kobe revelou que não falava com os pais há quase três anos devido a um desentendimento sobre a venda de lembranças da época do ensino médio.
Selecionado pelo Golden State Warriors na primeira rodada do draft de 1975 da NBA, Joe foi transferido para o Philadelphia 76ers antes do início da temporada. Ele jogou quatro temporadas na equipe e chegou às finais da NBA em 1977. Posteriormente, jogou no San Diego Clippers e Houston Rockets, antes de se mudar para a Europa, onde jogou na Itália, onde virou adversário do brasileiro Oscar Schmidt, e na França.