Apoie o DCM

Jogador Jonathan “Speedy” González é assassinado no Equador

Jonathan “Speedy” González (de uniforme branco), jogador morto aos 31 anos, em lance pelo Olimpia, do Paraguai. Reprodução


O futebol equatoriano voltou a ser atingido pela violência. Jonathan “Speedy” González, de 31 anos, jogador do clube 22 de Julio da Série B, foi morto a tiros nesta sexta-feira (20) em um ataque armado ocorrido dentro de uma residência na província de Esmeraldas, região fortemente marcada por disputas do narcotráfico. Uma segunda pessoa também morreu durante o atentado, segundo informações da polícia.

González construiu carreira em equipes como Liga de Quito e Independiente del Valle, no Equador, além de passagens internacionais por Olimpia, do Paraguai, e León, do México. A Federação Equatoriana de Futebol e clubes locais divulgaram mensagens de pesar à família do atleta, lembrado pela velocidade em campo e apelidado de “Speedy”.

Com a morte de González, chega a três o número de jogadores assassinados no Equador apenas em setembro de 2025. No dia 10, um ataque armado em Manta resultou nas mortes de Maicol Valencia e Leandro Yépez, ambos do Exapromo Costa, da segunda categoria. O cenário reflete a escalada da criminalidade no país, que registrou aumento expressivo na taxa de homicídios nos últimos anos.