Apoie o DCM

Joias sauditas: Destino será decidido pelo plenário do TCU, diz relator

Michelle e Jair Bolsonaro e joias sauditas. (Foto: Reprodução)

O destino das joias sauditas que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) terá que devolver será submetido ao plenário do TCU (Tribunal de Contas da União). A decisão é do próprio ministro do órgão, Augusto Nardes.

O entendimento geral é de que as joias devem ficar sob a custódia da Caixa, e não da Secretaria Geral da Presidência, contrariando a decisão da semana passada do TCU. Os ministros avaliaram que a Caixa é um melhor destino pela presença de peritos, cofre e toda a estrutura de segurança ser maior.

Na última segunda-feira (20), Augusto Nardes informou que a defesa de Bolsonaro questionou o destino da devolução e que o Ministério Público junto ao TCU também pediu manifestação, o quanto antes, “a respeito do órgão devido para a custódia dos bens”, bem como “qual o termo final do prazo para a entrega em questão”.

A decisão quanto ao destino e os órgãos que atuarão no recebimento dos itens será levada pelo ministro na próxima sessão de decisão do Plenário, marcada para a próxima quarta-feira.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link