Jorge Costa, ídolo do FC Porto, morre aos 53 anos após infarto em treino

Jorge Costa, ex-zagueiro e capitão do FC Porto, faleceu nesta terça-feira (5) aos 53 anos, após sofrer uma parada cardiorrespiratória durante o treino da equipe principal no centro de treinamentos do Olival, em Vila Nova de Gaia. O dirigente foi socorrido de imediato pela equipe médica do clube, com uso de desfibrilhador, mas não resistiu após ser encaminhado ao Hospital de São João, no Porto.
Considerado um dos maiores ícones da história do FC Porto, Jorge Costa construiu uma carreira vitoriosa no clube. Foi capitão da equipe campeã da Liga dos Campeões em 2004 sob o comando de José Mourinho, além de ter vencido a Taça UEFA no ano anterior e a Taça Intercontinental. Em solo nacional, levantou oito títulos do Campeonato Português, cinco Taças de Portugal e seis Supertaças.
Após encerrar a carreira como jogador, Jorge Costa seguiu como treinador e dirigente, retornando em 2024 à estrutura esportiva do FC Porto na gestão de André Villas-Boas. Sua última aparição pública foi no último domingo (3), durante o jogo de apresentação da equipe para a temporada, onde reencontrou ex-jogadores do Porto e do Atlético de Madrid.