Jornal Nacional sonega do público notícia sobre vazamento do áudio que compromete a Lava Jato

Publicado em 9 julho, 2019 9:45 pm
Renata Vasconcellos e William Bonner no Jornal Nacional da Globo. Foto: Divulgação/Twitter

O Jornal Nacional, da Globo, sonegou do público a notícia do vazamento do primeiro áudio da VazaJato, que mostra Deltan Dallagnol comemorando a liminar concedida por Luiz Fux que proibiu Lula de dar entrevista, em julho do ano passado.

No áudio postado em um grupo de procurador, o Filhos do Januário, o coordenador da força-tarefa diz:

— Caros, o Fux deu uma liminar suspendendo a decisão do ministro Lewandowski que autorizava a entrevista, dizendo que vai ter que esperar a decisão do plenário. Agora, não vamos alardear isso aí. Não vamos falar para ninguém. Vamos manter, ficar quietos, para evitar a divulgação o quanto for possível porque, quanto antes divulgar isso, vai ter recurso do outro lado, antes isso aí vai para o plenário. Então, quanto isso, o pessoal pediu para a gente não comentar aí publicamente e deixar que a notícia surja por outros canais, para evitar precipitar recurso de quem tem uma posição contrária à nossa. Mas a notícia é boa para começar… terminar bem a semana, depois de tantas coisas ruins. E começar bem o final de semana. Abraços! Falou!

Passavam das 10 horas da noite quando Deltan Dallagnol postou a mensagem.

Quem era “o pessoal” que pediu sigilo?

Será que a Globo considerou irrelevante o áudio?

Vai ver acha que procurador atuando politicamente é republicano.

Ou, que é mais provável, como sócia da Lava Jato e suas consequências na política, a Globo considere que não é apropriado melindrar seus parceiros.

O humorismo da Globo terá de recorrer a outros veículos para recolher material e poder fazer a crítica devida.