Jornalista que denunciou assédio de diretor da Record é recontratado a mando da Justiça

A Justiça de São Paulo determinou que a Record reintegre o jornalista Elian Matte, ex-editor de programas de Roberto Cabrini, após demissão considerada irregular. As advogadas Blaine Alves e Sandra Pereira Cacciore, que defenderam Matte, explicaram que ele estava afastado por “esforço excessivo” conforme o INSS. A decisão da 31ª Vara do Trabalho de São Paulo dá à Record 10 dias para a reintegração, sob pena de multa diária de R$ 100 mil.
Elian Matte havia denunciado o diretor de Recursos Humanos da Record, Márcio Santos, por assédio moral e sexual em novembro de 2023. Segundo a revista Piauí, as investidas começaram em 2022, quando Matte foi transferido para a equipe de Cabrini. Em abril deste ano, o diretor foi demitido da emissora do bispo Edir Macedo.
As abordagens de Santos, que inicialmente ocorriam em reuniões, passaram para o WhatsApp com mensagens de cunho sexual. Matte anexou prints dessas conversas ao boletim de ocorrência e alegou que Santos o assistia pelo sistema de câmeras interno da empresa.
O jornalista buscou ajuda psicológica e foi diagnosticado com burnout pela equipe médica da Record. Contudo, o diagnóstico foi alterado posteriormente, supostamente por pressão da empresa. A médica envolvida admitiu o fato e deve prestar depoimento à polícia. Além disso, Matte tentou denunciar o assédio internamente, mas não obteve respostas adequadas.