Jornalistas e apresentadores da Globo lucram alto com palestras
Segundo apurou o UOL, jornalistas e a apresentadores da Globo são procurados com frequência para fazerem palestras ou mesmo serem mestres de cerimônia em eventos Brasil afora. Quem os contrata quer a credibilidade dos profissionais e o cachê costuma fazer jus a esse precioso predicado. Os valores, como o UOL apurou, em torno de R$ 40 mil.
Para contratar Dony De Nuccio, apresentador do “Jornal Hoje”; Miriam Leitão, jornalista especializada em economia que tem um programa de entrevistas na “GloboNews” e faz comentários no “Bom Dia Brasil”; Cristiana Lobo, da “GloboNews”; Caco Barcellos, apresentador do “Profissão Repórter” e César Tralli, apresentador do “SPTV”, é preciso desembolsar entre R$ 30 mil e R$ 40 mil por evento.
No “casting” da empresa Motiveação (assim mesmo com e), Chico Pinheiro, âncora do “Bom Dia Brasil”, e Sônia Bridi, repórter especial do “Fantástico”, recebem acima de R$ 40 mil. Nessa faixa, também estão Rachel Sheherazade, apresentadora do “SBT Brasil”, e Ana Paula Padrão, do “MasterChef”, da Band.
“Quanto mais visibilidade o palestrante tem na mídia, mais ele será solicitado”, explica Lucas Lopes, diretor da Motiveação, que oferece palestras voltadas para o treinamento de funcionários, setor de RH e marketing e tem como clientes Itaú, Sebrae, Panasonic, Bayer, entre outras grandes empresas. Lopes não quis revelar quem são os profissionais mais requisitados.
No início do mês a Globo divulgou uma série de diretrizes para jornalistas do grupo de como se comportarem em redes sociais. Dentro do comunicado, a empresa diz que “esses jornalistas devem se abster de expressar opiniões políticas” até em grupos de WhatsApp.
Já como palestrantes, os jornalistas, não têm restrições, “desde que essas atividades não contrariem os princípios editoriais da empresa”, de acordo com a Comunicação da Globo.