José Padilha diz que Haddad é “extrema esquerda” e que tanto ele quanto Bolsonaro afundarão o país

José Padilha. Foto: Wikimedia Commons

José Padilha, diretor de “Tropa de Elite” e “O Mecanismo”, publicou um artigo na Folha de S.Paulo em que rejeita candidatos que vê como “extremos políticos”.

Padilha compara Haddad a Bolsonaro, defende redução do Estado e ainda afirma que o candidato do PT é de “extrema esquerda”.

Confira alguns trechos:

Muito provavelmente as próximas eleições presidenciais brasileiras serão decididas no segundo turno, em uma disputa entre Jair Bolsonaro (PSL), um candidato da extrema direita, e Fernando Haddad, um candidato do PT e da extrema esquerda. 

Bolsonaro baseia a sua campanha nas mesmas ideias tacanhas que balizaram toda a sua carreira política e em uma suposta guinada intelectual na área econômica. Ao se associar ao professor Paulo Guedes, doutor pela Universidade de Chicago, Bolsonaro tenta se apresentar como paladino do liberalismo, de uma linha de pensadores que vai de Adam Smith a Ludwig von Mises e Friedrich Hayek. 

De minha parte, nada tenho contra a aplicação de parte das ideias destes pensadores à economia brasileira. Acho que o Brasil precisa reduzir o tamanho do Estado, que é caro, ineficiente e corrupto. Acho isto apesar de não comprar totalmente as teses do liberalismo austríaco. Todavia, não consigo acreditar que Bolsonaro vá aplicar as teses de Paulo Guedes à economia brasileira, mesmo que tenha maioria parlamentar para isso.

(…)

Pior ainda, o conservadorismo de Bolsonaro com relação ao comportamento humano invade liberdades e direitos individuais básicos, tais como a prerrogativa de cada pessoa em decidir como lidar com seu próprio corpo tanto no caso das opções sexuais quanto do aborto. Além disso, Bolsonaro não reconhece, como fazem os liberais, que os indivíduos precisam ter garantias constitucionais que os defendam de possíveis violências do aparato repressivo do Estado. 

(…)

Haddad, por sua vez, representa o PT, um partido que traiu os cidadãos brasileiros de forma vergonhosa.

Lula, José Dirceu, Antonio Palocci, Dilma Rousseff e companhia mentiram descaradamente ao povo brasileiro, apresentando-se como paladinos e guardiões da ética e da moral, enquanto se associavam ao PMDB e às elites empresariais monopolistas do país —em particular aos grandes bancos comerciais e às grandes empreiteiras— e montavam um projeto de poder que não só reproduziu o mecanismo de corrupção e de expropriação dos cidadãos pela classe política que existia antes da sua chegada ao poder, como também fortaleceu esse mecanismo, aumentando-o em escala. 

(…)

Além disso, o partido de Haddad tem posições a respeito da liberdade individual quase tão retrógradas quanto as de Bolsonaro. Disse Lula sobre Fidel Castro, ditador cubano que executou milhares de inocentes para chegar ao poder e que governou Cuba por mais de 40 anos sem realizar uma única eleição: “Para os povos de nosso continente e os trabalhadores dos países mais pobres, especialmente para os homens e mulheres de minha geração, Fidel foi sempre uma voz de luta e esperança”.

(…)

A esta altura, você deve estar se perguntando se eu estou sugerindo que o Brasil vai para o brejo. A resposta é: sim, é exatamente isto que estou sugerindo. Um dos dois candidatos acima descritos, ambos eticamente inviáveis, será eleito. E isto equivale a jogar o país nas trevas. 

Além disso, mesmo que se tornem santos de um dia para o outro, nenhum dos dois conseguirá maioria para governar. (O que pode até ser uma boa notícia.) Se Haddad for eleito, seu governo vai ter que trabalhar, necessariamente, para obstruir a Justiça, revogar a prisão em segunda instância, manter o foro privilegiado e dar cargos a políticos corruptos.

Isto posto, me parece que restam ao Brasil duas tarefas hercúleas: (1) sobreviver aos próximos quatro anos, não sei como, sem descambar para uma situação social e econômica catastrófica como a da Venezuela, e (2) aprender com os erros do passado para não repeti-los no futuro.

(…)

Larissa Bernardes

Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Larissa Bernardes

Recent Posts

Após ter liberdade negada no STF, ex-assessor de Bolsonaro afirma ser ‘preso político’

Filipe Martins, ex-assessor especial para Assuntos Internacionais do ex-presidente Jair Bolsonaro, teve seu novo pedido…

26 minutos ago

Polícia investiga desaparecimento de advogada em Petrópolis que dura 80 dias

Anic de Almeida Peixoto Herdy, advogada e estudante de Psicologia de 55 anos, desapareceu após…

33 minutos ago

VÍDEO: Padre acusa gaúchos de ‘abraçar bruxaria’ e os culpa por enchentes

O padre Paulo Silva, da Paróquia São Vicente de Paulo em Nova Andradina (MS), durante…

1 hora ago

VÍDEO – Seinfeld estimula agressão manifestante pró Gaza durante protesto em show: ‘Isso é divertido’

O comediante Jerry Seinfeld teve seu show de stand-up abruptamente interrompido na noite deste sábado…

1 hora ago

VÍDEO: Lucas Fresno chora ao falar sobre RS no Altas Horas

Lucas Silveira, vocalista da banda Fresno, emocionou-se durante sua participação no programa Altas Horas deste…

1 hora ago

VÍDEO: No Altas Horas, Thedy Correa faz apelo contra fake news sobre RS

O músico Thedy Correa fez um alerta importante sobre as fakes news em relação ao…

2 horas ago