Jovem brasileira ganha bolsa de R$ 2,2 milhões para estudar nos EUA: “Muito animada”

Ana Carolina Rangel, de 18 anos, natural de Campos (RJ) e ex-aluna de escola pública, conquistou uma bolsa integral de R$ 2,2 milhões para cursar Economia com concentração em finanças internacionais na Smith College, em Northampton (EUA). O resultado foi recebido com emoção pela família.
“Meu pai chorou um pouquinho. Minha mãe ficou em choque e depois disse que sabia que eu ia conseguir”, contou a jovem ao jornal O Globo. A bolsa cobre todos os custos, incluindo mensalidade, moradia, alimentação e transporte.
O interesse de Ana surgiu durante a pandemia, quando passou a se dedicar ao empreendedorismo social com foco em educação financeira para meninas em situação vulnerável. Fez curso técnico em Administração na Faetec, assumiu a diretoria regional de uma ONG e participou do programa Jovens Embaixadores, do Departamento de Estado dos EUA. “Vi que era possível e fui atrás”, prosseguiu.
Foi nessa experiência que conheceu o EducationUSA, programa que deu suporte técnico e financeiro em sua candidatura às universidades americanas. A ideia é voltar ao Brasil no futuro para trabalhar em projetos de impacto social. “Isso me move bastante. Me vejo voltando, trabalhando em causas parecidas com as que me fizeram chegar aqui hoje”, completou.