Apoie o DCM

Jovem dá à luz gêmeas, contrai covid e morre sem conhecer as filhas

Nathanny Ribeiro da Silva morreu de covid-19, após dar a luz às filhas gêmeas
Imagem: Arquivo pessoal

De Maurício Businari no UOL.

Após dar à luz prematuramente duas meninas gêmeas, uma jovem de 27 anos morreu nesta sexta-feira (16), no HGA (Hospital Guilherme Álvaro), em Santos. Ela passou um mês internada por conta da gravidez, de alto risco. Nathanny Ribeiro da Silva era hipertensa, tinha problemas sérios no coração e na tireoide e, pouco antes da cesariana de emergência, contraiu covid-19.

LEIA – Covid-19: Mortes de grávidas dobram e estão acima da média geral

A enfermeira Ana Paula Maria Ramos é gerente da Usafa (Unidade de Saúde da Família) do bairro Sítio Conceiçãozinha, no Guarujá, onde a mãe morava. A profissional de saúde acompanhou de perto a evolução da gravidez de Nathanny Ribeiro da Silva desde as primeiras semanas. Ela disse que a jovem, que deixou outros dois filhos pequenos, já havia sido aconselhada pelos profissionais da unidade a não engravidar novamente.

LEIA MAIS – Pai negacionista contaminou filha de 30 anos que morreu grávida de 6 meses

“A primeira gestação dela já foi muito difícil. Ela foi orientada a utilizar métodos contraceptivos, mas ela era muito teimosa”, conta, lembrando que no bairro, uma pequena comunidade carente na cidade do Guarujá, todos se conhecem. “Ela vinha muito à unidade. Mas não seguiu as recomendações e acabou engravidando do segundo filho”.

Quando Nathanny ficou grávida das gêmeas, Ana Paula sabia que o risco seria dobrado. E garante que tanto ela quanto a equipe da unidade de saúde fizeram de tudo para garantir que a jovem fosse assistida de perto.

(…)